|
A missão da Federação é promover a integração entre as próprias entidades, a sociedade e outros trabalhos afins, facilitar o desenvolvimento das mesmas, realizar parcerias e divulgar a Pedagogia Curativa e a Terapia Social no Brasil.
A Federação das Entidades de Pedagogia Curativa Antroposófica e Terapia Social do Brasil ou como é mais conhecida: Federação de Pedagogia Curativa é composta atualmente por representantes de 10 instituições filiadas, que atendem crianças, jovens e adultos com deficiências.
Os trabalhos oferecidos pelas instituições são todos orientados pela Antroposofia, ciência espiritual desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1925).
A Federação promove discussões de temas comuns às instituições, oferece algumas capacitações para os profissionais e também apóia iniciativas em processo de implantação, oferecendo orientação e acompanhamento.
Resumo dos Principais Objetivos:
· Reunir e disponibilizar informações, ferramentas e serviços que facilitem e promovam a melhoria e crescimento das instituições filiadas, por meio de parcerias, cursos e projetos.
· Ampliar e melhorar a comunicação entre elas e com a sociedade de modo geral.
· Promover a representatividade, sempre que possível, deste movimento em eventos ligados à esta causa. Apoiar e facilitar a capacitação de profissionais das instituições.
· Promover e organizar palestras, discussões e cursos com temas ligados à pedagogia curativa ou à pessoa com deficiência.
· Facilitar e apoiar a publicação de livros, artigos, revistas e outros.
A Federação brasileira é filiada à Sessão de Pedagogia Curativa Mundial, que por sua vez, é uma das áreas da Sessão de Medicina Antroposófica do Goetheanum em Dornach, Suíça. Site: www.khsdornach.org |