Às Instituições Filiadas

Às Instituições Filiadas,

Obedecendo ao disposto no Artigo 6º. de seu Estatuto, que descreve sobre suas finalidades, a FEDERAÇÃO DE EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA E TERAPIA SOCIAL, vem por meio desta Carta às Instituições, novas e já filiadas anteriormente, prestar esclarecimentos sobre o que abrange a Contribuição Mensal, e a finalidade de nossa participação como representante do Movimento no Brasil, de modo a justificar as colaborações solicitadas às instituições.

 

  1. CONTRIBUIÇÃO MENSAL

 

A Federação está buscando oferecer aos seus filiados, atividades de formação continuada, ciclos de palestras, orientação sobre Inclusão em escolas Waldorf, participação no Fundo de Bolsas para subsidiar cursos aos profissionais, bem como representar as instituições junto ao CMA (Comitê Multidisciplinar Antroposófico), dentre outros projetos. Com uma nova estrutura administrativa em andamento, pretende-se abrir novos canais de comunicação, prover mais acesso a informações, e renovar os laços com os profissionais e instituições filiadas. Assim, resumindo o andamento de nossos trabalhos, citamos:

 

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: Cursos, Palestras e Eventos relacionados a temas importantes da atualidade, desenvolvimento de conhecimentos em outras áreas, e o ambiente de Inclusão e outros. Ex. Capacitação de Terapeutas Julho 2019, o Ciclo de Palestras, o Congresso ETTS de 2020 e a divulgação constante das Formações existentes no país.

COMUNICAÇÃO: Estamos em fase de construção de um novo site e reativando as mídias sociais, onde já temos vários grupos no whatsapp e o facebook, com ênfase na divulgação de cursos e eventos, tanto da federação como das próprias filiadas.

EVENTOS: Utilização de novas tecnologias para aperfeiçoar a organização das inscrições e pagamentos de eventos, cursos e palestras, proporcionando conforto e facilidades aos participantes, e promovendo condições de inscrição diferenciadas de forma a beneficiar as instituições filiadas.

ADMINISTRAÇÃO: Em seu processo de reorganização interna para o ano de 2019, com base nas reflexões realizadas em Nov/2018 e mar/2019 em conjunto com as filiadas, foi realizada a contratação de um colaborador administrativo em período integral, para um maior aprimoramento e alcance do trabalho.

PROJETOS: Tendo como objetivo a transformação de aspectos sociais em relação à pessoa com deficiência, a federação busca apoiar ações originadas em demandas pelos profissionais, instituições, parceiros e patrocinadores, bem como da própria federação, viabilizando projetos junto a diversos segmentos da sociedade (hospitais, escolas, movimentos sociais, governo).

A contribuição mensal, como parte das receitas da FETTS, visa dar apoio às ações realizadas por meio da estrutura administrativa para desenvolvimento e execução dos projetos.

 

  1. CONTRIBUIÇÃO ANUAL PARA O CONSELHO INTERNACIONAL

 

Sobre a Contribuição Anual para a Seção de Pedagogia Curativa do Goetheanum, agora denominada “CONSELHO ANTROPOSÓFICO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL INCLUSIVO”:

 

Com a constituição da Sociedade Antroposófica e posteriormente das distintas Seções por área, foi criada também a Seção de Pedagogia Curativa junto à S. de Medicina Antroposófica no Goetheanum. Subentende-se que todas as instituições que fundamentam seus princípios na Antroposofia, estão vinculadas direta ou indiretamente à Seção correspondente e são reconhecidas como tal, ou seja, como organizações antroposóficas.

A Seção de Pedagogia Curativa ou Conselho Internacional DSI acompanha os trabalhos desenvolvidos em todos os países, principalmente por meio dos relatos dos representantes nas Conferências Internacionais Anuais. A participação das filiadas nas reuniões mensais da Federação, neste sentido, tem importância como oportunidade de atualização sobre o andamento e desenvolvimento das instituições filiadas no Brasil, informações estas que serão consideradas na elaboração da apresentação do país nas Conferências Internacionais.

Um dos objetivos da federação em 2019 é divulgar em seu novo site o material sobre o trabalho anual desenvolvido nas Conferências, em processo de tradução.

Também, em janeiro/2020 será realizado o III Congresso Nacional de ETTS e teremos como principal palestrante o Sr. Andreas Fischer, por muitos anos um dos coordenadores do Conselho Internacional de DSI e ainda segue como coordenador da Formação de PC da Suíça.

Ele tratará justamente do Curso de Pedagogia Curativa concebido por Rudolf Steiner, tema que complementará de forma mais profunda, o conteúdo ministrado na Capacitação para Terapeutas de julho/2019. Os custos de viagem foram doados por uma fundação suíça em apoio ao movimento do Brasil.

Assim, como resultado deste intercâmbio, desde 2006, o Conselho Internacional enviou representantes docentes para o Brasil, que abriram mão de seus honorários e custos com passagens, para contribuírem com o movimento brasileiro: Rüdiger Grimm (2006/2015), Angelika Gäsch (2007), Wolfgang Dahlhaus (2008) e Brigitta Fankhauser (2008/2010), Michael Dackweiler (2013) e Andreas Fischer (2015) e outros.

 

 

Federação de Educação Terapêutica e Terapia Social no Brasil

Cleber Teles (Administração)

Paula Mourão (Gestão Institucional)