Um dos principais projetos da Federação, foi inspirado na iniciativa internacional iniciada em Berlim – Vivendo no Encontro (In der Begegnungs Leben), que agrega várias instituições e movimentos sociais que lutam para a inclusão ativa de pessoas com deficiência. Esta ação visa reunir pessoas com deficiência, em grande maioria intelectual e ou múltipla, a fim de promover integração em suas diversidades, exercício pleno da cidadania, evidenciando a necessidade de espaços que contribuam para a ampliação de repertório cultural e social.
As ações no Brasil iniciaram em 2009. Foram realizados três congressos, com a participação de jovens com deficiência e terapeutas da Argentina e Alemanha (150, 120 e 100 pessoas). Foram feitas parcerias com o SESC (Serviço Social do Comércio de São Paulo), a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Prefeituras de três cidades. O projeto passou por diferentes fases, mas três características são marcantes: 1) toda a organização e decisões foram tomadas juntamente com os jovens e adultos com deficiência; 2) todo o recurso necessário foi conseguido com ações de captação em conjunto e antes do evento; e 3) o grupo reúne-se mensalmente desde 2009!
No início das reuniões eram 32 jovens, depois 80 todo mês por vários anos, e, desde 2017, 30 por decisão conjunta. Nestes encontros são realizados: atividades musicais, sociais e culturais e planejamento de congressos tanto no Brasil como as viagens e as ações de captação de recursos para participação dos encontros internacionais. A Federação conseguiu levar até 20 jovens para congressos internacionais como Viena, Bruxelas, Argentina, Colômbia e Uruguai.

 

I Congresso de Jovens (Penedo/RJ) – 2009

II Congresso de Jovens (Bertioga/SP) – 2011

III Congresso de Jovens (Buenos Aires) – 2014